Atue em qualquer processo de licenciamento ambiental com QUALIDADE, aplicando a legislação com TOTAL SEGURANÇA.

Por que escolher o Método Práxis Ambiental?

Você já se perguntou por que as licenças ambientais parecem demorar uma eternidade para serem emitidas? Eu também! E após realizar um levantamento detalhado dos processos no órgão ambiental em que trabalho, descobri exatamente o que impede que analistas e consultores ambientais atuem com a eficiência e a qualidade que o mercado exige.

Muitos profissionais entram na área do licenciamento ambiental sem a preparação adequada, o que resulta em processos mal conduzidos, atrasos frustrantes e, em alguns casos, licenças negadas. Para muitos, o licenciamento pode parecer um verdadeiro bicho de sete cabeças. Mas a realidade é que, com o conhecimento certo, você pode não apenas simplificar o processo, mas também se destacar e se tornar uma referência no setor. Até agora, o conhecimento prático necessário para atuar com qualidade e aplicar a legislação com segurança não estava acessível para a maioria.

Foi essa necessidade que me levou a criar o Método Práxis Ambiental, um método único e baseado em um artigo científico, que permite atuar em qualquer processo de licenciamento com excelência. Este método não apenas orienta na aplicação segura da legislação, mas também garante que você conduza processos de qualidade, aumentando significativamente suas chances de sucesso.

O que você irá receber ao participar?

Curso completo com mais de 200 aulas

Aprenda todo o passo a passo prático para você fiscal apurar infrações com segurança, e você consultor ou advogado elaborar defesas eficientes. Tenha o domínio da legislação aplicada a cada caso, entenda os descontos a serem pedidos os corretos enquadramentos das infrações, a estrutura de um bom Relatório de Fiscalização/Constatação e de uma boa Defesa Prévia, bem como todos os trâmites do processo infracional.

Acompanhamento de perto com o professor

Tenha acesso a um grupo exclusivo de Whatsapp com o professor e todos os alunos do curso (engenheiros, advogados, biólogos, fiscais de órgão ambiental etc.), para formar parcerias, tirar dúvidas sobre o curso e dúvidas que surgirem na sua prática do dia a dia.

Material Escrito e Exercícios de Fixação

Todas as aulas possuem material de apoio escrito (E-Book de apoio) com o resumo da aula. Além disso, você terá a resolução de exercícios práticos para facilitar a compreensão e fixação da matéria.

Certificado de conclusão com carga horária de 300h

Após a conclusão do curso será emitido Certificado Digital pela Escola do Meio Ambiente, com carga horária de 300h. Ideal para você que precisa validar horas no seu curso superior ou melhorar ainda mais o seu currículo!

Tire dúvidas na Plataforma

Além do grupo de whatsapp, você pode enviar suas dúvidas sobre as aulas ou a prática do dia a dia na plataforma de ensino, e receba a resposta em 48h úteis.

Para quem é o curso?

Estudantes que desejam iniciar no mercado de trabalho;

Profissionais que estão iniciando na consultoria ambiental;

Profissionais que já são consultores ambientais;

Responsáveis técnicos e gestores ambientais de empresas;

Profissionais que estão na área acadêmica e buscam a transição para o mercado de licenciamento ambiental.

Servidores públicos (analistas) que atuam nos órgãos ambientais.

Conheça o conteúdo do curso

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  • Aula 01 – Instruções sobre o Curso
  • Aula 02 – O que é licenciamento ambiental
  • Aula 03 – Os Três Poderes
  • Aula 04 – Os Três Poderes e o Licenciamento Ambiental
  • Aula 05 – Exemplos de Interferência do Judiciário no Licenciamento
  • Aula 01 – Importância da legislação no Licenciamento Ambiental
  • Aula 02 – Os problemas de não buscar fonte confiável
  • Aula 03 – Fontes confiáveis para consultar a legislação
  • Aula 04 – Como manter-se atualizado (DOM, DOE e DOU)
  • Aula 05 – Estrutura básica de um diploma legal
  • Aula 06 – A importância da ementa
  • Aula 07 – Onde tirar dúvidas na própria lei?
    Aula 08 – Termo de Suspensão ou Embargo
  • Aula 08 – O que é APP?
  • Aula 09 – Os Municípios podem alterar as APPs de rios
  • Aula 10 – Como resolver conflitos de legislação
  • Aula 11 – Amostra de efluente x Amostra de rio
  • Aula 12 – Aplicação da Resolução CONAMA 430/2011
  • Aula 13 – Aplicação da Resolução CONAMA 357/2005
  • Aula 14 – Fonte de poluição atmosférica depois de 2007
  • Aula 15 – Fonte de poluição atmosférica antes de 2007
  • Aula 16 – Um caso sobre posto de combustível (CONAMA 273/2000, 276/2001, e 319/2002)
  • Aula 17 – Resolução CONAMA 420/2009: Áreas Contaminadas
  • Aula 01 – O que precisa de Licença Ambiental?
  • Aula 02 – Atividades que precisam de Licença em todo o Brasil
  • Aula 03 – Atividades licenciáveis no Amazonas
  • Aula 04 – Atividades licenciáveis no Ceará
  • Aula 05 – Atividades licenciáveis em Minas Gerais
  • Aula 06 – Atividades licenciáveis no Rio Grande do Sul
  • Aula 07 – Atividades licenciáveis no Tocantins
  • Aula 08 – Atividades licenciáveis no Pará
  • Aula 09 – Atividades licenciáveis no Mato Grosso do Sul
  • Aula 10 – Como enquadrar minha atividade na listagem de atividades licenciáveis
  • Aula 11 – Onde pedir a Licença Ambiental?
  • Aula 12 – Qual licença devo pedir?
  • Aula 13 – Tipos de Licença Ambiental
  • Aula 01 – Estudos Ambientais, Documentos e Taxas
  • Aula 02 – Estudos Ambientais
  • Aula 03 – Documentos
  • Aula 04 – Taxas de Licenciamento Ambiental
  • Aula 01 – Requerimento
  • Aula 02 – Procuração
  • Aula 03 – Contrato Social
  • Aula 04 – Viabilidade de Uso do Solo – Manifestação do órgão ambiental municipal
  • Aula 05 – Matrícula do Imóvel
  • Aula 06 – Matrícula do Imóvel – Área de Compensação
  • Aula 07 – Matrícula do Imóvel – Área contaminada
  • Aula 08 – Matrícula do Imóvel – Área de Marinha
  • Aula 09 – Outorga
  • Aula 10 – Anotação de Responsabilidade Técnica
  • Aula 11 – Declaração de fornecimento de água
  • Aula 12 – Declaração de coleta de esgoto
  • Aula 13 – Pedido de Autorização de Corte (AuC)
  • Aula 14 – Documentos mais problemáticos no licenciamento ambiental
  • Aula 01 – Estrutura geral de um estudo ambiental
  • Aula 02 – Introdução do estudo ambiental
  • Aula 03 – Histórico da área – Supressão irregular
  • Aula 04 – Histórico da Área – Passivo Ambiental
  • Aula 05 – Histórico da Área – Ação Civil Pública
  • Aula 06 – Descrição do empreendimento
  • Aula 07 – Descrição do empreendimento – Itens mínimos
  • Aula 08 – Descrição do empreendimento – Terraplenagem
  • Aula 09 – Descrição do empreendimento – Métodos construtivos
  • Aula 10 – Condomínio de Lotes – Quadro de áreas
  • Aula 11 – Condomínio de Lotes – Efluente sanitário
  • Aula 12 – Condomínio de Lotes – Drenagem
  • Aula 13 – Condomínio de Lotes – Resíduos e Pavimentação
  • Aula 14 – Processo Industrial – Fabricação de sabão em pó
  • Aula 15 – Processo Industrial – Frigorífico
  • Aula 16 – Processo Industrial – Manipulação de pescado
  • Aula 17 – Descrição do empreendimento – Estação de Tratamento de Água
  • Aula 18 – Descrição do empreendimento – Estação de Tratamento de Efluente – Parte I
  • Aula 19 – Descrição do empreendimento – Estação de Tratamento de Efluente – Parte II
  • Aula 20 – Alternativas locacionais
  • Aula 21 – Alternativas técnicas
  • Aula 01 – Apresentação da Legislação Aplicada
  • Aula 02 – Marcos da Legislação Ambiental
  • Aula 03 – Resolução CONAMA 001/1986
  • Aula 04 – Município tem que participar do licenciamento
  • Aula 05 – Complementações devem ser exigidas apenas uma vez
  • Aula 06 – Quem responde pelas informações prestadas
  • Aula 07 – Atividades de pequeno potencial poluidor
  • Aula 08 – Prazos de análise pelos órgãos ambientais
  • Aula 09 – Quer ampliar o prazo de validade da LO
  • Aula 10 – Suspensão ou Cancelamento de Licença
  • Aula 11 – Onde pedir a Licença
  • Aula 12 – Quem licenciou fiscaliza
  • Aula 13 – Lei da Mata Atlântica
  • Aula 14 – Supressão ilegal
  • Aula 15 – Quando é possível suprimir
  • Aula 16 – Estágios sucessionais
  • Aula 17 – Como determinar o estágio sucessional para o licenciamento
  • Aula 18 – O que pode e não pode suprimir na ZONA RURAL
  • Aula 19 – O que pode e não pode suprimir ZONA URBANA
  • Aula 20 – Supressão para mineração
  • Aula 21 – Resumo conexões e dicas sobre a Lei da Mata Atlântica
  • Aula 22 – Código Florestal – Definições
  • Aula 23 – Código Florestal – Tipos de APP
  • Aula 24 – Código Florestal – Não é APP
  • Aula 25 – Código Florestal – Aquicultura
  • Aula 26 – Código Florestal – Intervenção em APP
  • Aula 27 – Código Florestal – Obrigação de Recuperação da APP
  • Aula 28 – Código Florestal – Reserva Legal
  • Aula 29 – Código Florestal – DOF
  • Aula 30 – Código Florestal – Supressão = Embargo
  • Aula 31 – Código Florestal – CAR
  • Aula 32 – Código Florestal – Supressão de Vegetação
  • Aula 33 – Código Florestal – APP Consolidada
  • Aula 34 – Código Florestal – Código Florestal e Res CONAMA 303 2002
  • Aula 35 – Núcleos Urbanos Informais
  • Aula 36 – Licenciamento em Unidade de Conservação (UC)
  • Aula 37 – Licenciamento em UC – Como pedir?
  • Aula 38 – Exemplos de Indeferimentos
  • Aula 01 – O que é o Diagnóstico Ambiental?
  • Aula 02 – Qual a extensão do diagnóstico?
  • Aula 03 – Onde buscar os itens mínimos?
  • Aula 04 – Só inicie depois dessa aula
  • Aula 05 – Qual o nível de aprofundamento?
  • Aula 06 – Posso aproveitar Diagnóstico já realizado?
  • Aula 07 – Geologia
  • Aula 08 – Água subterrânea: quando precisa?
  • Aula 09 – Água subterrânea: onde coletar?
  • Aula 10 – Água subterrânea: quais parâmetros analisar?
  • Aula 11 – Qual laboratório escolher?
  • Aula 12 – Água subterrânea: apresentação dos resultados
  • Aula 13 – Declividade
  • Aula 14 – Água superficial: introdução
  • Aula 15 – Água superficial: dados quantitativos
  • Aula 16 – Água superficial: dados qualitativos
  • Aula 17 – Água superficial: equívocos e dicas
  • Aula 18 – Qualidade do ar
  • Aula 19 – Vegetação: supressão pretérita
  • Aula 20 – Vegetação: quando não há
  • Aula 21 – Vegetação: quando há, mas não precisa de autorização
  • Aula 22 – Vegetação: descrição
  • Aula 23 – Vegetação: quando há espécies ameaçadas
  • Aula 24 – Vegetação: resumo e dicas
  • Aula 25 – Fauna
  • Aula 26 – Meio Socioeconômico
  • Aula 27 – Abastecimento de água
  • Aula 28 – Rede coletora de esgoto
  • Aula 29 – Drenagem pluvial
  • Aula 30 – Coleta de resíduos sólidos e energia elétrica
  • Aula 31 – Uso e Ocupação do Solo
  • Aula 32 – Vestígios arqueológicos, terras indígenas e quilombolas
  • Aula 33 – Estudos populacionais
  • Aula 34 – Aspectos Ambientais: a base para o Diagnóstico
  • Aula 01 – O que é Impacto Ambiental?
  • Aula 02 – O que são Medidas Mitigadoras?
  • Aula 03 – Erosão/Assoreamento e Medidas Mitigadoras
  • Aula 04 – Perda de Cobertura Vegetal
  • Aula 05 – Medida mitigadora – Remanescente
  • Aula 06 – Medida Compensatória – Supressão de Fragmento
  • Aula 07 – Medida compensatória – Árvores Isoladas
  • Aula 08 – Medida compensatória – APP
  • Aula 09 – Medida Compensatória – Reposição
  • Aula 10 – Perda de cobertura vegetal – Resumo
  • Aula 11 – Poluição da água superficial – Impactos
  • Aula 12 – Poluição da água superficial – Como estimar o impacto?
  • Aula 13 – Poluição da água superficial – Estudo de Autodepuração
  • Aula 14 – Poluição da água superficial – Modelo de Streeter & Phelps
  • Aula 15 – Poluição da água superficial: Modelo de Streeter & Phelps – Exemplo 01
  • Aula 16 – Poluição da água superficial: Modelo de Streeter & Phelps – ETE indeferida
  • Aula 17 – Rio que não atende à classe: Posso lançar efluente?
  • Aula 18 – Principais pedidos de complementação
  • Aula 19 – Poluição da água superficial – Sugestão de apresentação dos resultados
  • Aula 20 – Como decidir a eficiência mínima da ETE?
  • Aula 21 – Medida Mitigadora – Tanque séptico – filtro anaeróbio
  • Aula 22 – Medida Mitigadora – Vala de Infiltração e Sumidouro
  • Aula 23 – Medida Mitigadora – Lagoa de Estabilização
  • Aula 24 – Medida Mitigadora – Lodo Ativado
  • Aula 25 – Comparativo entre os tratamentos de efluente
  • Aula 26 – Fauna – Impactos Ambientais e Medidas Mitigadoras
  • Aula 27 – Rebaixamento de aquífero – Impactos e Medidas Mitigadoras
  • Aula 28 – Ar – Impacto Ambiental e Medidas Mitigadoras
  • Aula 29 – Pico de Cheia – Impacto Ambiental e Medidas Mitigadoras
  • Aula 30 – Ruído – Impacto Ambiental e Medidas Mitigadoras
  • Aula 31 – Poluição do solo e da água subterrânea – Impacto Ambiental e Medidas Mitigadoras
  • Aula 32 – Principais equívocos – Impactos Ambientais e Medidas Mitigadoras
  • Aula 01 – O que são Programas Ambientais
  • Aula 02 – Estrutura Básica do Programa Ambiental
  • Aula 03 – Sugestão de Apresentação – Fauna
  • Aula 04 – Programa Ambiental – Erosão e Assoreamento
  • Aula 05 – Programa Ambiental – Supressão de Vegetação
  • Aula 06 – Programa Ambiental – Efluente/Água Superficial
  • Aula 07 – Programa Ambiental – Rebaixamento de Aquífero
  • Aula 08 – Programa Ambiental – Ar
  • Aula 09 – Programa Ambiental – Ruído
  • Aula 10 – Programa Ambiental – Água Subterrânea
  • Aula 11 – PGRS
  • Aula 01 – Fluxograma da análise do processo
  • Aula 02 – Fazer e conferir
  • Aula 03 – Protocolo no órgão ambiental
  • Aula 04 – Manifestação Técnica
  • Aula 05 – Ofício de Complementação e Resposta ao Ofício
  • Aula 06 – Vistoria
  • Aula 07 – Parecer Técnico x Licença Ambiental
  • Aula 08 – Parecer Técnico – Descrição do Empreendimento
  • Aula 09 – Parecer Técnico – Diagnóstico Ambiental
  • Aula 10 – Parecer Técnico – Impacto Ambiental e Medidas Mitigadoras e Compensatória
  • Aula 11 – Parecer Técnico – Análise do Revisor
  • Aula 12 – Licença Ambiental
  • Aula 13 – Entregando a Licença e vendendo seu trabalho
  • Aula 14 – Licença Indeferida: O que fazer?
  • Aula 15 – Dicas para a relação Consultor x Órgão Ambiental
  • Aula 01 – Pedido de LI: Documentos
  • Aula 02 – Pedido de LI: Relatório Técnico I
  • Aula 03 – Pedido de LI: Relatório Técnico II
  • Aula 04 – Pré-Operação: Ofício de Comissionamento
  • Aula 05 – Pedido de LO: Vistoria
  • Aula 06 – Pedido de LO: Relatório Técnico
  • Aula 07 – Renovação LO: Quando pedir e como evitar surpresas?
  • Aula 08 – Renovação LO: Vistoria I
  • Aula 09 – Renovação de LO: Vistoria II
  • Aula 10 – Renovação de LO: Relatório Técnico
  • Aula 11 – Renovação de LO: Posto de Combustível – Documentos
  • Aula 12 – Renovação de LO: Posto de Combustível – Vistoria

Profissionais que já tiveram resultados surpreendentes com o Método Práxis Ambiental

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Milena Gehrke – RS
Engenheira Agrônoma

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Klayton Alves – PR
Engenheiro Químico

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Claudiane Sousa – MG
Advogada

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Michelly da Silva Ferreira – RJ
Bióloga

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Lara Valiati – ES
Engenheira Ambiental

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Tais Renata – SP
Engenheira Ambiental

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Maicon Hamilton Adão – SC
Advogado

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Sander Patrick de Resende – MG
Gestor Ambiental

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Maurício Luiz Ranzan
Técnico em Agrimensura

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Rodrigo Wilamill
Biólogo

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Ana Patrícia – CE
Bióloga

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Douglas Correia – PE
Engenheiro Agrônomo

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Anderson Hirata – SP
Engenheiro Ambiental

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Mateus Steiner Scaini
Engenheiro Sanitarista e Ambiental

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Paula Magro
Engenheira Ambiental e Sanitarista

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Roberta Lisbôa
Engenheira Sanitarista e Ambiental

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Bruna Bicarato
Engenheira Ambiental

Sobre o Professor

Prof. Wagner Cleyton Fonseca

Perguntas frequentes

Sim! Após a conclusão do curso é emitido Certificado digital indicando carga horária de 300h

Não. O curso é indicado para todos os profissionais da área ambiental. Dentre nossos alunos temos: servidores públicos, gestores ambientais de empresas, graduandos, e profissionais da área acadêmica.

Não. O curso é indicado a qualquer profissional que atua ou pretender atuar com licenciamento ambiental. Nossos alunos incluem: biólogos, gestores ambientais, técnicos em agronomia, agrônomos, oceanógrafos, engenheiros civis, ambientais, florestais, de segurança do trabalho, de produção e outros profissionais de diversas áreas técnicas.

Não. O curso ensina o processo de licenciamento ambiental do início ao fim, portanto é indicado tanto também para quem está na graduação e pretende atuar na área, quanto para quem está iniciando a atuação profissional na consultoria ambiental. Veja o impacto do Método Práxis Ambiental no relato dos alunos. Temos alunos graduandos, outros que começaram na consultoria agora, alunos que estão na vida acadêmica (Mestrado/Doutorado), e consultores experientes.

Não. O curso faz uma ampla abordagem do processo de licenciamento, com exemplos da aplicação da legislação em diversos estados. A maior parte dos nossos alunos não são de Santa Catarina.

O curso será acessível por 12 (doze) meses após a inscrição, com possibilidade de renovação do acesso por valor abaixo do valor inicial.

Sim. Há pelo menos quatro formas de pagamento disponíveis: PIX, cartão de crédito (parcelado ou à vista), boleto bancário e paypal.

7 DIAS DE GARANTIA INCONDICIONAL!

Durante os 7 primeiros dias, caso você não goste do Curso, ou sinta que não é para você, a Escola do Meio Ambiente devolve TODO o Seu Dinheiro sem necessidade de justificativa!

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