Nossa história

A Escola do Meio Ambiente (EMA) surgiu quando os Engenheiros Ambientais Wagner Cleyton Fonseca e Vinícius Ferretti decidiram entender a principal causa da demora na emissão das Licenças Ambientais.

A partir disso, elaboraram uma pesquisa, publicando um artigo científico¹, onde foi verificado que grande parte dos estudos e documentos protocolados no órgão ambiental não atendia às normativas técnicas e legais exigidas.

Como forma de solucionar este problema, criamos a Escola do Meio Ambiente (EMA), com o objetivo de diminuir a distância entre profissionais que atuam no setor público e privado, elaborando conteúdos que são distribuídos gratuitamente nos meios digitais, além da elaboração de treinamentos aprofundados de capacitação.

¹ FONSECA, W.C.; FERRETTI, V. Informações complementares em processo de AIA com estudos simplificados: causas e implicações. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 60, p. 331-356, jul./dez 2022.

Propósito

Transformar o mercado ambiental qualificando profissionais e instituições dos setores público e privado com conhecimento teórico e, principalmente, prático, com foco na técnica, legislação e ética, e aproximando os setores público e privado na busca por soluções ambientais eficazes.

Clique no botão abaixo e capacite a equipe da sua empresa ou instituição

As ações da Escola do Meio Ambiente são pautadas em 7 princípios:

1. Integridade

Transmitir informação confiável e atualizada baseada na legislação, normas técnicas e artigos científicos. Ser transparente, honesto(a) e responsável com os compromissos assumidos, e também com as falhas e acertos cometidos.

2. Compartilhando se evolui

O conhecimento não é imutável e deve ser compartilhado. Acreditamos que o conhecimento é dinâmico e enriquecido por diferentes perspectivas. Por isso, estamos abertos a ouvir e compreender outras visões, buscando constantemente aprimorar nossa compreensão e compartilhar experiências valiosas.

3. Superar expectativas

É importante entregar mais do que o prometido para que o(a) profissional tenha todas as ferramentas necessárias para chegar ao resultado desejado. Nosso compromisso é a melhoria contínua, proporcionando soluções além do convencional.

4. O problema pode ser uma oportunidade

Buscar um posicionamento positivo e proativo frente às dificuldades é uma necessidade. Obstáculos têm o potencial de se transformar em pontos de crescimento e inovação, e é este o olhar que precisamos ter.

5. Faça, revise e melhore

Primeiro você faz, depois você revisa, pratica, e melhora. A revisão é parte importante do processo, o seu nome está em tudo que você produz e entrega. Se houve um erro, não há problema. É necessário que o erro exista para que possamos aprender com ele, revisar, e melhorar, e não mais repeti-lo. A direção é mais importante que a velocidade. É preferível executar, avaliar e então melhorar, do que ficar eternamente no campo das ideias.

6. A prática é o aprimoramento da teoria

Todo conhecimento teórico deve ser posto em prática, passar pelo teste prático. Toda prática aprimora o que está descrito na teoria.

7. Organização dá lucro

Processos, procedimentos e organização são necessários para que executemos as tarefas com maior precisão e agilidade, reduzindo erros e retrabalhos.

Preencha seu nome e e-mail para ser redirecionado ao artigo.